sexta-feira, 25 de junho de 2021

Aula 2 - Aquele que fala sobre a Atividade Orientadora de Ensino

Data: 14 de abril de 2021.

Profa. Dra. Camila Ferreira da Silva

Aula Síncrona 




MOMENTO I - Primeiras impressões
    A aula foi iniciada com os estudantes apresentando suas percepções acerca do texto que seria a base teórica da aula, trata-se do texto de leitura obrigatória Atividade Orientadora de Ensino de Manoel Oriosvaldo Moura. Pude perceber que as ideias trazidas pelos discentes foram norteadoras durante o processo da apresentação do texto-base, elas trouxeram para a aula o que a professora chamou de "Aparência fenomenológica da atividade", isto é, as percepções universais que, embora coerentes em alguns sentidos, devem ser discutidas a partir de diferentes perspectivas. 






Quem é Manoel Oriosvaldo Moura? 
    Lendo sobre o texto fiquei curiosa para saber quem era essa pessoa, então deixo aqui uma foto (retirada de um video do YouTube) e um trecho do currículo dele. 

    Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.¹



MOMENTO II - Entrando no texto 




   
 O material auxiliar utilizado pela professora foi uma apresentação em Power Point, o qual foi estruturado considerando os conceitos principais abordados no texto-base. O texto é um estudo de um conjunto de pesquisadores que visam estudar a Teoria histórico-cultural de autores russos no contexto do Brasil. Iniciamos a aula fazendo uma discussão sobre a indissociabilidade entre ensino e aprendizagem, sendo precedido pela explicação da intenção dos autores com a produção daquele estudo.  A professora também nos explicou as próprias intenções que a levou a apresentar o texto. Que, basicamente, se consistiu no desejo de fazer uma aula introdutória em que pudesse apresentar a relação entre atividade com um texto de fácil entendimento e que trouxesse conceitos-chaves importantes para o ensino da didática. 
   No processo de explicar os mitos que rodeiam o conceito de didática, a professora desmitificou algumas concepções do senso comum que costumam preceder o real significado da atividade como uma forma de orientar o ensino escolar, na realidade ela é uma relação entre professor e aluno organizada, intencional e sistemática.  

"Pensar na prática docente não é pensar num conjunto de técnicas somente [...]"
Profa. Dra. Camila Ferreira da Silva

    Assim como um professor faria em sala de aula com uma atividade, o intuito ao usar o texto como base não foi mero acaso, uma atividade é passada pelo professor não somente para cumprir com o dever de fazer com que aquele aluno exercite um assunto abordado em sala de aula. Há todo um processo metodológico pensado e estruturado na intenção de construir o conhecimento do aluno, ou seja, o objetivo era demonstrar com base teórica fundamentada qual a importância, quais aspectos e os fatores que devem ser considerados nessa produção.


MOMENTO III - Discussão 

Nesse momento o espaço é aberto para que os estudantes exponham pontos que eles acharam interessantes no texto, dúvidas ou até comentem sobre insights de situações pelas quais passaram. Em contrapartida, a professora comenta sobre e traz conceitualizações e explicações para melhorar o entendimento ou complementar com informações teóricas. 


MOMENTO IV - IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM


    O momento final da aula foi marcado pelo ensino da importância do ensino e da aprendizagem no processo educativo de crianças e as etapas pelas quais elas devem passar durante a construção do conhecimento a ser adquirido e das capacidades a serem desenvolvidas.
Para isso foi discutido o papel do professor como mediador enquanto educador e do adulto enquanto principal responsável do desenvolvimento de uma criança durante as fases iniciais da vida. 
    A criança depende de um adulto para aprender e a todo instante ela está propensa a absorver novos conhecimentos durante a vida, porém, na escola o professor será o responsável por criar um processo de ensino aprendizagem que propicie isso para um indivíduo dependendo do lugar e de como isso pode ser feito. Ademais, a atividade coletiva é o que mais interfere no processo educativo, deve ser estudadas formas que melhor se adaptam para esses momentos de socialização. 


    Em síntese para finalização da explicação do texto foi esquematizada essa divisão que ocorre da atividade de ensino, aprendizagem e das ações durante o ensino desses conceitos. Tal como foi ressaltado que. na práxis, não há essa organização e são atividades interligadas que se conversam ao ponto de serem indissociáveis. 



Índice

¹ Informações coletadas do Lattes do site Escavador de Manoel Oriosvaldo de Moura. Disponível em: <https://www.escavador.com/sobre/6820700/manoel-oriosvaldo-de-moura>.

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