sexta-feira, 25 de junho de 2021

Aula 6 - O que é didática?

 Data: 14 de maio de 2021.

Aula: Síncrona 


Unidade 2 - Afinal, o que é didática?


    Iniciamos a aula com a professora escolhendo as respostas do fórum para demonstrar como as aulas anteriores contribuíram para a construção de uma nova concepção sobre o que, afinal, é didática. E, conforme o esperado, tivemos a oportunidade de ver como todos agora temos uma concepção diferente da que tínhamos no início do semestre. 

    


    Fizemos uma abordagem do texto da aula anterior que falava sobre o conceito amplo que a didática possui, não se trata apenas de uma técnica da qual um professor não domina. Ela vai para além disso pois envolve as relações em sala de aula entre aluno e professor, métodos, conteúdos, conhecimentos culturais, organização - enfim, uma infinidade de fatores devem ser estudados e analisados para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficaz e eficiente, alcançando metas e transformando a vida de seres humanos que merecem receber uma educação justa e de qualidade, o ensino pleno e que se espera receber.

    

    Discutimos sobre o texto 3 da Profa. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga, que falava exatamente sobre isso: O que é didática?


        O texto dessa exímia educadora trouxe uma síntese de todos os assuntos discutidos na turma anteriormente, como a relação entre teoria e prática, as características do ensino, a relação entre o ensino e o cenário sociopolítico, as relações que compõem a didática e, principalmente, que todo professor em sua ação pedagógica POSSUI DIDÁTICA✨.  O que devemos fazer é identificar que a didática de um professor não está adequada para a situação de uma turma. 



    Vivenciamos na prática a experiência de buscar solucionar esses problemas enfrentados nos cotidianos de um professor nos Casos propostos na Oficina 1. O intuito de nos fazer refletir e entender as dificuldades enfrentadas por um professor foi concluída com sucesso! Foi muito difícil pensar numa solução com apenas alguns fatores específicos determinantes, fico pensando em como será fazer essa análise em uma escola com pessoas com infinitas particularidades.

                     




DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO EM TRIO

    A aula foi finalizada com os últimos acertos do questionário que utilizaríamos na entrevista do trabalho em trio. Em conjunto discutimos sobre as questões elaboradas pela professora, recomendamos mudanças e incluímos outras questões que, em consenso, achamos valorativas. 

Roteiro de entrevista

Carta de apresentação

    Os acertos finais se consistiram em orientações para a organização do relatório, das transcrições, etc. A etapas do trabalho em trio seria:


1 - Entrevista
2 - Análise das respostas
3 - Elaboração do relatório










Sem comentários:

Enviar um comentário

Aula 1 - Primeiras apresentações

Data: 09/04/2021       Nessa primeira aula conhecemos a digníssima disciplina de Didática, apesar de nesse primeiro momento não ter uma opin...